segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sociedade, Cultura e Tecnologias

                                                        Curso de Mídias na Educação

Aquecimento com Marcelo Tas

Partindo do principio de que a cultura é um processo constante, continuo e infindável que está presentes nas mais diversas práticas sociais, a escola não é detentora do lócus da educação e na época da sociedade da informação, os meios audiovisuais se tornam agentes formadores no processo significativo da aprendizagem de crianças.
A mídia alterou significativamente as relações sociais, culturais, econômicas, políticas e transformou a comunicação em objeto do conhecimento segundo Lucia Santaella.
Do surgimento das imagens fotográficas aos territórios da hipermídia vemos adentrar um processo em que máquinas de imagens e sons alteram a paisagem e uma cultura midiática reelabora a sensibilidade e a sociabilidade, os saberes e as relações da aprendizagem.
Pensando em como a escola está trabalhando com esta questão, não podemos negar que o domínio dos códigos e a aquisição do conhecimento por meio do ato de ler nos surgem à mente como um processo fundamental na educação.
Ao defendermos a necessidade de uma educação com e para as mídias na educação , partimos da indicação de que a educação tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.
O mundo vive em um contexto de transformação nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais, um cenário Globalizado desde o final do século XX trazendo novos interesses e necessidades para nossa sociedade deacordo com a entrevista de Marcelo Tas" não estamos somente inseridos nessa cultura digital, mas também contaminados por ela".
Dessa forma a educação para a mídia instrumentaliza o educador no uso das mídias impressas e tecnológicas, na construção de conhecimento, sempre em caráter interativo e dialógico, na criação de novas metodologias e no desenvolvimento de competências especializadas para a plena apropriação e domínio de métodos e dessa cultura .
              

 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ATIVIDADES EM 2011

Ainda tenho muitas fotos para serem postadas de trabalhos ou atividades realizadas com materiais descataveis e que foram desenvolvidos para a educação infantil no ano de 2011..
Aqui vai mais algumas, afinal são os ultimos dias de férias e preciso completar mais essa meta não é mesmo?
Ah...
Todos os trabalhos apresentados ate agora possuem, toda uma fundamentação teorica para ser abordado e se precisarem é só entrar em contado...





segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

video_ midias na Educação

Trabalho postado pelo professor orientador do curso de Especialização midias na Educação.
Sei...

domingo, 22 de janeiro de 2012

Analise do texto de Lúcia Santaella

Olá pessoal ,
Segue abaixo discussão de TEXTO , para a especialização MIDIAS NA EDUCAÇÃO - UFG

     No texto sugerido da Lúcia Santaella aborda-se as passagens da midias em etapas ou fases denominada pela autora como eras.
     Tais passagens de uma cultura para outra são apresentadas em seis classificações: a cultura oral, escritas,impressa esta não tendo nascido da cultura oral , mas sim da escrita e não alfabética, pois sua memória trouxe muitas contribuições para a arte moderna e sobrevive ate os dias de  hoje. 
     Já a cultura de massas, das mídias e digital vivem hoje um eterno misturado de informações mas cada uma destas em si com  um significado claro segunda a autora do texto como forma de mensagens nos processos de comunicação pelo que cada uma se destina em uma dada sociedade em seu período de tempo.
     Assim sendo ainda se destaca nas culturas das massas o oral, a escrita o designer em fim do que é  disponível em informação podemos classificar como cultura de acesso à  cibercultura.
    A circulação das informações e o crescente aumento da veiculação da cultura é denominada de cultura das midias e seu movimento uma das marcas da cultura digital no qual nos encontramos atuamente dentro da sociedade exacerbados de informações e de veiculações variadas dessas culturas 
    Importante ainda salientar um trecho de seu texto em que destaca as ideias de como cada período da historia a cultura fica sob o dominio d
as tecnicas ou da tecnologia de comunicação mais recente.
   Abraços e boas reflexões a todos.

   Bibliografia:
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Disponível na Internet via URL <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

HALOWEEN

ATIVIDADE SIMPLES, mas com objetivos de planejamento da fala considerando o objetivo de quem fala, expectativa e disposições de quem ouve, ambiente em que a fala acontecerá.