Partindo do principio de que a educação é um processo constante, continuo e infindável que está presentes nas mais diversas práticas sociais, a escola não é detentora do lócus da educação e na época da sociedade da informação, os meios audiovisuais se tornam agentes formadores no processo significativo da aprendizagem de crianças.
A mídia alterou significativamente as relações sociais, culturais, econômicas, políticas e transformou a comunicação em objeto do conhecimento.
Do surgimento das imagens fotográficas aos territórios da hipermídia vemos adentrar um processo em que máquinas de imagens e sons alteram a paisagem e uma cultura midiática reelabora a sensibilidade e a sociabilidade, os saberes e as relações da aprendizagem.
Pensando em como a escola está trabalhando com esta questão, não podemos negar que o domínio dos códigos e a aquisição do conhecimento por meio do ato de ler nos surgem à mente como um processo fundamental na educação.
Ao defendermos a necessidade de uma educação com e para as mídias na educação infantil, partimos da indicação de que a educação infantil, primeira etapa da educação básica te como finalidade o desenvolvimento integral da criança ate seis anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.
O mundo vive em um contexto de transformação nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais, um cenário Globalizado desde o final do século XX trazendo novos interesses e necessidades para nossa sociedade.
Dessa forma a educação para a mídia instrumentaliza o educador no uso das mídias impressas e tecnológicas, na construção de conhecimento, sempre em caráter interativo e dialógico, m na criação de novas metodologias e no desenvolvimento de competências especializadas para a plena apropriação e domínio de métodos.
Assim sendo criando material didático com linguagem adequada as mídias pára a aplicação na sala de aula, proporciona momentos lúdicos e de oficina através do exercício pratico de experimentação em diferentes mídias de forma assíncrona e interativa, criando uma nova perspectiva pra a prática didática, tornando-a mais atrativa e criativa para introduzir professores e alunos na cultura digital e do letramento das mídias.