A produção discursiva da mídia eletrônica não é neutra. Os meios de comunicação de massa trabalham a serviço de uma verdadeira indústria da mente que transcende a cultura visual e escrita, uma vez que propaga a idéia de que o indivíduo não tem a capacidade para pensar criticamente.
A mídia divulga a educação na vida das crianças e jovens como algo essencial e necessário, vivemos numa época em que a escola não é levada a serio por uma parcela significativa da sociedade. Os telejornais freqüentemente retratam a grande incidência de violência e conflitos. A mídia de massa propõe um modelo ideal de educação para uma sociedade desigual e as contradições aparecem nas manifestações da comunidade e insegurança no entorno da escola.
Portanto cabe a nos educadores e educadoras analisar criticamente esse discurso e lutar por uma educação que rejeita a discriminação, o preconceito, a violência, a e mentira, a intolerância e adote uma pedagogia da intervenção, do dialogo, da mediação, do bom senso para ser diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário