sábado, 29 de outubro de 2011

DIVERSIDADE CULTURAL


                   A diversidade cultural é a riqueza da humanidade: A escola, em uma perspectiva humanista, precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas além daquela presente na realidade imediata do cotidiano. Por isso,como ponto de partida, deve investigar tudo aquilo que diz respeito ao local e deve ampliar gradualmente sua visão de mundo para o internacional e intercultural.(...) uma escola curiosa e ousada busca dialogar com todas as culturas e concepções de mundo, construindo alunos autônomos. Mas Pluralismo não significa apenas ecletismo, mas sobretudo um diálogo com de uma cultura que se abre às demais (Gadotti, 1992 apud Fernandes, 2005). Uma abordagem reflexiva sobre a diversidade deve contemplar o estudo sobre diversidade em suas quatro principais perspectivas: temporal, regional, gênero e cultural.
                   Como fazer isto? A introdução de uma discussão enriquecedora sobre diversidade cultural,a valorização da multiculturalidade e cidadania deve se pautar no questionamento e na reflexão. Devemos fazê-los por meio da Metodologia da Mediação Dialética, que se baseia na averiguação do conhecimento prévio presente nos alunos, problematização deste conhecimento pelo conhecimento formal do professor, oposição dos pontos de vista dos alunos ao conceito científico apresentado pelo professor e, por fim a produção de atividade para a realização de diagnóstico de aprendizagem.

A partir da definição do conceito de escravidão, enfatizar que nem todo o escravo na história é negro e trabalhava na senzala. A escravidão sempre foi o resultado de uma vitória nas guerras entre cidades-estado durante a Antigüidade, e entre reinos durante o período medieval.
Dessa forma um questionamento sobre modalidades de exploração do trabalho infantil, e que ainda hoje em nossa sociedade existem formas de trabalho escravo, como as carvoarias, as lavouras de cana, o desmatamento e a formação de pastos, ou a escravidão urbana nos grandes centros, como os bolivianos em São Paulo.
A oralidade hoje ainda faz parte de nossa sociedade, enfatizar isto relacionando algumas lendas e mitos da tradição africana, como lendas sobre os orixás, e compará-las com lendas de nosso folclore, ou mesmo mitologia grega? Isto é um exercício de um olhar multicultural, discutindo sobre alguns pontos do que sabemos sobre a escravidão, sua captura , trabalho e relações entre escravos livres e a inserção social, observando o legado africano na sociedade brasileira na musica , dança, culinária e religiosidade.
              A
nalisar por meio das imagens como uma ideologia de discriminação foi imposta sobre os negros; as diferenças nas modalidades de escravidão, e a existência de formas de resistência, afirmação e inserção social dos negros na sociedade brasileira colonial e imperial.



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