sábado, 29 de outubro de 2011

"cultura audiovisual"


Partindo do principio de que a educação é um processo constante, continuo e infindável que está presentes nas mais diversas práticas sociais, a escola não é detentora do lócus da educação e na época da sociedade da informação, os meios audiovisuais se tornam agentes formadores no processo significativo da aprendizagem de crianças.
A mídia alterou significativamente as relações sociais, culturais, econômicas, políticas e transformou a comunicação em objeto do conhecimento.
Do surgimento das imagens fotográficas aos territórios da hipermídia vemos adentrar um processo em que máquinas de imagens e sons alteram a paisagem e uma cultura midiática reelabora a sensibilidade e a sociabilidade, os saberes e as relações da aprendizagem.
Pensando em como a escola está trabalhando com esta questão, não podemos negar que o domínio dos códigos e a aquisição do conhecimento por meio do ato de ler nos surgem à mente como um processo fundamental na educação.
O foco proposto do presente projeto é salientar que tanto a cultura escrita, quanto a cultura audiovisual precisam ser trabalhadas de forma critica se tornando parceiras, extraindo delas a potencialidade transformadora de um ambiente em que a criança também faz parte na sociedade atualmente.
Diante do que foi exposto aqui, fica assim evidente que a cultura audiovisual possui um potencial de transformação também no que se aplica ao processo de educação na educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário